quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

QUAIS SÃO OS SEUS REAIS VALORES?

Ontem assisti ao filme “Histórias Cruzadas - The Help”, um filme extraordinário que muita gente já assistiu. Incrível a história e o tanto de reflexões que geram em pouco mais de duas horas. Em uma parte do filme Skeeter (Emma Stone) descobre que a empregada que a criou fora demitida por pura preservação da imagem da mãe, Charlotte Phelan (Allison Janney).
O que é mais importante pra você, uma história ou uma imagem?
Parece simples essa resposta, certo?! A grande maioria vai responder: “Uma história.”
Mas realmente é assim que agimos? Quando encontramos alguém de terno e gravata tratamos da mesma maneira de alguém com roupas simples e gastas? Quando alguém chega com um carro do último modelo importado de luxo, será que recebemos da mesma maneira que alguém que chega com um carro antigo e popular?
Você está no seu trabalho pela sua felicidade ou pelo status que ele te traz? (Poderia citar outras situações aqui também, mas aí fica por sua conta).
O que é importante pra você? Quais são seus reais valores? Não os que você fala, mas o que você realmente sente no seu íntimo.
Por vezes destratamos pessoas ou instituições que fizeram parte da nossa formação, da nossa “construção”. Será que isso é correto? Estamos sendo gratos agindo assim?
Puxa, como foi bom assistir esse filme. Como sou ingrato...
Mokiti Okada no Ensinamento “Treino de Humildade” também trata do assunto da seguinte maneira:
“Orgulho, mania de grandeza, pedantismo e vaidade produzem efeitos negativos. O ponto fraco do ser humano é gostar de se exibir, tão logo comece a se elevar socialmente. (...) De início, ele se sentirá emocionado, feliz, agradecido. Com o tempo, no entanto, terá ânsia de ver reconhecida sua importância. Até então tudo ia bem, mas, com esse novo pensamento, a pessoa começará a se tornar impertinente e desagradável, embora não tome consciência do que lhe ocorre.”

E aí? Como você está agindo?

Muito obrigado!
Leandro Tugumi


3 comentários:

  1. Vi um post no facebook e vim fazer uma visita. Muito interessante os dizeres do seu blog.
    crystal74.exblog.jp/

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, esse filme é maravilhoso e inspirador, gosto de suas postagens por aqui, o blog é leve e coerente, além de motivador. Parabéns!

    ResponderExcluir